segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Movimentos Sociais

A análise dos movimentos sociais no Brasil revelam forte enfoque teórico oriundo do marxismo, sejam eles vinculados ao espaço urbano e/ou rural. Tais movimentos, quando se referiam ao espaço urbano possuíam um leque amplo de temáticas como por exemplo, as lutas por creches, por escola pública, por moradia, transporte, saúde, saneamento básico etc. Quanto ao espaço rural, a diversidade de temáticas expressou-se nos movimentos de bóias-frias (das regiões cafeeiras, citricultoras e canavieiras, principalmente), de posseiros, sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários.Cada um dos movimentos possuía uma reivindicação específica, no entanto, todos expressavam as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira.

Dois grandes exemplos de movimentos sociais mundiais que influenciaram o país são os




•movimento hippie, com sua ideologia focada no amor ao próximo e liberdade de expressão acima de tudo, liderado por jovens de todos os países que tinham contato com a cultura hippie. Visando sempre o lado estético e espiritual das coisas, o movimento hippie foi um dos movimentos qu mais arrastou seguidores, e um bom exemplo disso foi o festival conhecido como Woodstock, que aconteceu nos anos 70 e levou milhões de jovens a celebrarem a liberdade.



•e o movimento feminista, que explodiu 60 e 70 exigindo direitos iguais entre ambos os sexos, e ficou marcado pelo ate de queimar sutiãs, ato este que foi repetido inúmeras vezes em praças públicas por mulheres que estavam cansadas do modelo feminino do american way of life, que mostrava mulheres donas de casa, sem postura para o mercado de trabalho e voltadas apenas para o lar.


Em tese, o que sã os movimentos sociais?

Os movimentos sociais são movimentos liderados por cidadãos com o objetivo de senssibilizar o governo ou o mundo sobre alguma ideologia que tais cidadãos julgam corretas. Acima de tudo, tais movimentos moldam e consolidam a democracia de um país, pois a partir deles (dependendo do quão são reconhecidos e o quão repercutem no mundo) um governo pode adotar outros moldes de democracia e desse modo, evitar maiores revoluções e revoltas sociais.
Assim, dependendo da ideologia dos governantes, o movimento pode ser adotado como também pode ser considerado fálico e não ser aceito. Exatamente por esse motivo que há revoluções, pois um governo mais conservador não aceita aposição que o grupo do movimento social toma. Um bom exemplo são as diversas marchas que ocorrem a todo momento em diversos países para legalizar o casamento de parceiros do mesmo sexo, e que só foi aceita até agora em pouquíssimos países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário